10 Dicas Para Ter Uma Família Feliz

Embora não exista um “modelo” para o que faz uma família feliz, há características particulares que podem ser vistas em famílias que estão genuinamente satisfeitas com suas vidas. Algumas dessas características incluem comunicação aberta, compromisso, aceitação e afeição.

Como ter uma família feliz

Fazer sua própria família feliz pode ser fácil, desde que você esteja disposto a trabalhar para isso. Aqui estão algumas dicas sobre como conseguir isso.

1. Esteja lá para o outro

Você não está lá para sua família, se você não está LÁ. Presença é mais importante que presentes. Isso não significa que os pais que trabalham estejam perdidos ou que os pais que não trabalham tenham tudo isso. Significa estabelecer um tempo de qualidade com a sua família e envolver-se com as suas necessidades diárias e atividades, tanto quanto possível, se tiver um emprego fora.

Não é suficiente que os pais estejam presentes durante eventos especiais, como formaturas ou aniversários. Os pais devem reservar um tempo para seus filhos em dias regulares, mesmo que seja apenas para brincar ou ensiná-los.

2.  Expresse carinho sempre

família feliz

Famílias que constantemente demonstram afeição umas com as outras são frequentemente felizes. Se dizer “eu te amo” é estranho, constantemente dar abraços, cumprimentos e beijos também funciona. Na pior das hipóteses, você tem que mostrar compaixão um pelo outro e ser atencioso com os sentimentos de cada um.

3.  Comunicar eficazmente

A comunicação positiva é um traço essencial quando você quer ter uma família feliz. A comunicação constante e eficaz alivia a tensão dentro da família e promove o compartilhamento pacífico de opiniões contrastantes.

4. Igualdade

Mesmo que a outra criança pareça ser mais inteligente ou mais educada do que o irmão, ter uma família feliz significa que todos são tratados da mesma maneira. Quando não há favoritos ou ovelhas negras na família, a confiança de cada membro será estimulada e todos se sentirão amados.

Há pais que acham que punir todos os filhos pela culpa de um irá desenvolver coesão e camaradagem entre os irmãos. No entanto, tenha cuidado ao realizar tais práticas, porque quem não faz nada pode achar que não vale a pena se comportar, porque ela ainda será punida por não fazer nada de errado.

5.  Ligação familiar constante

Para ter uma família feliz, todos os membros devem agir como uma família. Pode ser ir às compras de supermercado, fazer voluntariado em uma instituição de caridade local, assistir a um filme, sair para jantar ou fazer caminhadas no parque. Não importa qual seja a atividade, contanto que sua família esteja unida, lembranças felizes sempre serão feitas.

6.  Vá um-em-um

Para famílias com vários filhos, também é importante passar um tempo sozinho com cada criança. Por um dia, seu marido pode optar por se relacionar com o mais velho, enquanto você cuida do mais novo. Crie um cronograma para determinar qual é o melhor para toda a família.

7.  Desculpas não é suficiente 

Os pais devem instilar princípios em seus filhos, como “ação significa mais do que palavras”. Pedir desculpas não é suficiente porque as crianças podem perder a fé em seu valor se “desculpe” for pronunciado o tempo todo sem qualquer remorso ou acompanhamento.

Eles também devem mostrar arrependimento e fazer as pazes com a pessoa que ofenderam. Isso pode ser feito escrevendo um cartão de desculpas, compartilhando um brinquedo, dando uma flor silvestre e muito mais.

Seria ideal se você e seu cônjuge exemplificassem isso um para o outro ou até mesmo para seus filhos, se você os tiver prejudicado.

8. Recompensando o bom comportamento

Além de distribuir reprimendas ou punições por mau comportamento, os pais também devem recompensar os bons para ter uma família feliz. Não precisa ser extravagante. Uma hora adicional de tempo de TV ou uma dose extra de sorvete servirão.

9.   Exercite-se em conjunto

família feliz

O exercício libera hormônios felizes e, quando toda a família estiver ativa, eles serão mais felizes e saudáveis ​​também! Envolva toda a família em um esporte como corrida, futebol, ciclismo etc. Isso manterá um estilo de vida saudável para todos e, o mais importante, estreitará seu vínculo familiar.

10. Divirta-se!

Para ter uma família feliz, todos os pais devem tentar não se preocupar com as pequenas coisas e apenas se divertir. Agir como uma criança com as crianças pode ajudar a aproximar a família inteira. Nunca censure seus filhos por serem infantis, eles não permanecerão como crianças para sempre, portanto, faça belos momentos e valorize-os. Seja feliz!

Voltar para a página inicial